As Claras 

Saúde discute sexualidade com adolescentes

Informar e discutir transformações na puberdade






10/3/2014

Informar e discutir com os pré-adolescentes e os adolescentes sobre as transformações na puberdade, a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino, a reprodução, fecundação e a mestruação é uma das propostas de trabalho do Programa Regional de Atenção Integral ao Adolescente (PRAIA) de Planaltina, que promove palestras para os alunos de rede pública e particular.

O Programa da Secretária de Saúde executado nas regionais de saúde do Distrito Federal atende individualmente o adolescente no Centro de Saúde, realizam atendimento em grupo, que são as palestras realizadas nas escolas e orienta as mães adolescentes sobre os seus direitos e os cuidados com ela e com o bebê.

Dentre as principais ações desenvolvidas estão: o atendimento biopsicossocial, grupo de instrumentalização de pais, terapia familiar, grupo para pais e adolescentes em situação de uso de drogas, orientação em sexualidade, DST/AIDS e fornecimento de preservativo.

Os servidores também acompanha o calendário de vacinação e vacinam, assim promovendo a promoção e a proteção da saúde do adolescente.

Para a coordenadora do PRAIA, Dirce Oliveira, iniciativas como essa são importante porque muitos pais não tem tempo e nem abertura com os filhos, “ nós abrimos espaço para estarmos tirando suas dúvidas, inseguranças, medos. Temos adolescentes que nessa fase se isola, ficam deprimidos porque não sabem lidar com as transformações do corpo e muitos professores sentem dificuldades de expor sobre assuntos relacionados a sexualidade”, explica.

Tatiane Gomes

Fonte: ASCOM


Comente esta notícia:

Comente esta notícia:

Nome:      E-mail: 

Comentário:





Últimas noticias