As Claras 

Recapeamento da Epig está próximo de ser concluído

Com 89% de execução e dezenas de empregos gerados, obra entra na fase final. Governo investe R$ 8 milhões nos serviços






7/9/2020

Serviços seguem em ritmo avançado: sinal verde para melhorias que vão beneficiar toda a região | Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Iniciado em maio, o recapeamento da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) já atingiu a marca de 89% de execução. Foram investidos R$ 8 milhões na obra, que, executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), gerou dezenas de empregos diretos e indiretos.

Em ambos os sentidos da via, as faixas de tráfego leve (da esquerda e central) já foram completamente recuperadas, tendo recebido uma camada de asfalto de 15cm de espessura. As máquinas da Novacap agora trabalham no recapeamento das faixas de rolamento dos ônibus, pistas que, por terem de suportar um impacto maior de peso, vão receber 20cm de asfalto.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), cerca de 60 mil veículos trafegam diariamente pelos sete quilômetros de extensão da Epig, que é uma das principais vias de acesso do Plano Piloto para a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia). Entre os motoristas que a utilizam frequentemente, estão os moradores do Setor Sudoeste, bairro que tangencia a estrada.

60 mil
Número estimado de veículos que circulam diariamente pela Epig
Atenção especial às pistas

O prefeito comunitário da SQSW 103, Geraldo Cardim Junior, comemora a iniciativa. “Essa estrada, desde que foi feita, sofreu poucas intervenções dos governos passados”, conta ele, que vive no Sudoeste há 18 anos. “A gente está enxergando que aqui, na pista dos ônibus, está acontecendo esse trabalho especial, e acho que deve resolver definitivamente a questão”.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, também destaca a ação. “É uma meta muito importante estabelecida pelo governador Ibaneis, a de cuidar da cidade”, valoriza. “As pistas do DF, como a Epig, estão recebendo uma atenção especial dentro dessa missão. A sociedade está cansada de ver obras de embromação, de remendo. Isso é cidadania”.

Mais obras

Além da Epig, há trabalhos previstos para outras importantes vias do DF, explica o presidente da Novacap. “Estamos finalizando uma revitalização completa do asfalto da Avenida dos Pioneiros, no Gama, juntamente com novas bocas de lobo, podas de árvores e calçadas”, enumera. “No Sol Nascente/Pôr do Sol, estamos melhorando diversas vias, e em breve vamos iniciar o recapeamento funcional da Avenida do Murão, no Itapoã”.

Fonte: FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: CHICO NETO


Comente esta notícia:

Comente esta notícia:

Nome:      E-mail: 

Comentário: